alimentos

Quem nunca ouviu dizer que os pratos coloridos são os mais balanceados, com boa variedade de fontes nutricionais? Por isso decidi fazer o mapa das cores para vocês… para que na hora de montar um cardápio saudável e na confusão entre pontos e calorias, vocês lembrem dessa ideia e garantam uma alimentação saborosa e super saudável.

 Amarelo alaranjado: Cenoura, batata doce, papaia, pêssego e manga previnem o câncer, são boas fontes de fibras – importantes para o funcionamento do intestino – e de vitamina C

 Verde: Couve, couve-de-bruxelas e brócolis contêm enzimas, consideradas barreiras poderosas contra o câncer dos seios. Pimentões verdes e kiwi são boas fontes de  vitamina C. As ervas como manjericão, menta e salsa, tem propriedades antioxidantes, que combatem o envelhecimento e o câncer.

 Arroxeado: uvas, cerejas e ameixas podem melhorar a circulação sanguínea e proteger o coração.

 Vermelho: Tomate, morango e melancia são ricos em vitamina C e vitaminas do complexo B, e fornecem boa quantidade de fibras.

 Marrom: Feijão, lentilha, soja e pães integrais contem muitas fibras e ferro, substância fundamental para combater a anemia. Aveia, nozes e arroz integral possuem vitamina E, agente protetor do coração.

Amarelo: Alimentos como milho, caju e pimentão amarelo são ricos em betacaroteno, substância que se transforma em vitamina A no organismo. Eles também são ricos em vitamina C e vitaminas do complexo B.

Branco: Leite, requeijão e queijo minas são ricos em proteínas e cálcio. Bananas são campeãs em fibras e boa fonte de ferro e potássio. Carnes brancas (peixe e frango) fornecem proteína com pouca gordura.

Gostaram?

Um beijo