Esportes: nunca é tarde para começar

Certa vez me disseram que quando fazemos exercícios regularmente é como se estivéssemos ligando uma fornalha para queimar a lenha. Assim, se você os pratica regularmente nunca desliga a fornalha, pois ela continua funcionando ininterruptamente, queimando calorias mesmo dormindo. Em compensação, se adotar um estilo de vida sedentário é como se deixasse tudo desligado… A queima calórica diminui, a saúde e a boa forma física ficam comprometidas e a tendência é piorar a cada dia.

Além disso, a partir dos 30 anos o ritmo do nosso metabolismo começa a ficar mais lento, tendo um decréscimo de massa muscular – o que também pode provocar maior acúmulo de gordura.

Eu, particularmente, pratiquei esportes durante toda minha infância e adolescência. Essa paixão cresceu comigo e me acompanha até os dias de hoje. Sem me mexer, literalmente adoeço. Mas, em contrapartida, sei que muitas pessoas tentam e não conseguem começar. 

A mudança de hábitos é realmente o maior desafio. Tudo ocorre para um eterno adiamento (e quem está nesse momento sabe do que estou falando. To mentindo?) e o melhor a fazer é ter um horário reservado, com uma programação fixa para seguir. Por isso, vou dar algumas dicas. 

 

  • Trace um plano de ação. Você costuma engordar da cintura para baixo? Tem celulite e flacidez nos quadris e nas coxas? Os ombros são estreitos demais?  Você precisa compensar esse desequilíbrio. Então, matricule-se numa boa academia e trace com o instrutor um plano de ação. Deixe claros os seus objetivos e esquematize suas aulas e horários – que devem incluir musculação + aeróbica + alongamento e alguns exercícios localizados em pontos estratégicos.

 

  • Determine um horário fixo. Minha experiência diz que o melhor para a sua vida é fazer ginástica de manhã. Assim você dedica essa primeira hora do dia para os exercícios, e depois está livre para enfrentar a rotina.

 

  • Seja rígida. Pelo menos nos três primeiros meses. Essa meta de manter a rotina intocada vale tanto para os exercícios como para qualquer mudança de hábito que você pretenda empreender na vida. Além disso, não crie obstáculos ou compensações do tipo “ontem fui dormir tarde, então é mais importante descansar do que ir treinar”. Mantenha-se firme.

 

  • Treino é na academia. Exercitar-se em casa pode ser uma boa se você é ou já foi um atleta. Além disso, as desculpas serão ainda maiores.

 

  • Sem frequência não existe resultado. Tenha disciplina. 

 

  • Pratique uma atividade que lhe dê prazer. Com sacrifício não dá certo. Se você não suporta as atividades convencionais, considere opções como dança, sapateado, luta ou até mesmo uma caminhada

 

  • Jamais force seus limites. 

 

Semana que vem farei um post especial de musculação!

 

Um beijo, 

Cris

depilacao-a-laser
Anterior
Mitos e verdades sobre lasers
Próximo
Saiba escolher a roupa ideal para o trabalho

Comentários

  1. Estou iniciando essa jornada… mas acho que estou n caminho certo, treinando pela manhã, foco no spinning e musculação, vamos ver. Admiro muito vc.

Voltar
SHARE

Esportes: nunca é tarde para começar