Os benefícios da carne vermelha

Existe muita polêmica e opiniões diferenciadas em relação a carne vermelha. Uns dizem que faz mal, outros que faz bem, e outros que ainda afirmam que ela é necessária para nosso corpo.

O fato é que a carne vermelha é sim um alimento importante para o desenvolvimento humano, pois possui nutrientes essenciais para o nosso organismo, como o ferro que é capaz de prevenir a anemia e atua na formação de hemoglobina, responsável por transportar o oxigênio no organismo.  

Conversei com a nutricionista do Hospital San Paolo, Mariele Marcato, e ela me disse que na carne vermelha também podem ser encontradas proteínas que contribuem para o crescimento dos músculos, órgãos e todos os tecidos. 

Mas apesar dos benefícios, a nutricionista faz um alerta para os cuidados que devemos ter na sua preparação: a carne deve ser bem passada, mas sem torrar. É que existem estudos que apontam que o consumo da crosta queimada da carne pode aumentar consideravelmente o risco de um câncer, já que cozinhar estes alimentos a grandes temperaturas faz com que os seus aminoácidos e a creatina (presente nas fibras musculares) reajam e formem aminas heterocíclicas, essas por sua vez seriam as responsáveis pelo aumento do número de câncer. Vocês sabiam disso?  

E em relação à comparação Carne vermelha X Carne branca: existem alguns benefícios no consumo da carne branca, como a menor quantidade de lipídeos, gorduras saturadas e colesterol. Porém, o valor biológico da proteína da carne branca é inferior à da vermelha, ou seja, não é tão completa. 

Portanto, para quem quer manter o nível de proteína e diminuir o colesterol, ao consumir a carne vermelha, o aconselhável é dar preferência aos seguintes cortes: patinho, maminha, músculo, lagarto, filé mignon, coxão duro e coxão mole. De acordo com Mariele, eles possuem uma quantidade de gordura parecida com a do frango, dependendo da forma como ela é preparada.

Foco na saúde!

pilates-service
Anterior
Pilates, o aliado do salto alto
Próximo
Cabelos de inverno
Voltar
SHARE

Os benefícios da carne vermelha