Carnaval sustentável: O Glitter biodegradável.
O carnaval sustentável é uma necessidade e eu vou te explicar porquê.
Fantasias, cores e muito brilho, quando o assunto é carnaval adereços aparecem pelas ruas em quantidade expressiva. Mas e após as festas, todo esse papel e plástico vai parar em algum lugar, certo?
O problema é que nem sempre tudo o que é descartado acaba na reciclagem. É o que acontece com o glitter, por exemplo?
Afinal de contas, como reaproveitar partículas tão pequenas de um plástico que vai demorar centenas de anos para se dissolver?
Sem contar que o glitter é usado nas roupas, na pele, nos carros alegóricos, placas, bandeiras e sempre em muita quantidade.
E dessa forma, os chamados microplásticos, (que são partículas de plástico menores do que 5 milímetros), se dissipam por todo o meio ambiente.
Fazer um carnaval sustentável requer consciência.
Pra entender a necessidade de aplicar um carnaval sustentável, primeiro a gente precisa entender a gravidade do problema conhecido como microplástico.
De forma resumida a coisa começa assim: Primeiro o glitter se desprende das fantasias e maquiagens e então se espalha pelas ruas.
O que sobra acaba no mar ou escorrendo pelo ralo do chuveiro.
Estima-se que hoje, já exista uma quantidade maior de microplásticos do que de planctons boiando nos oceanos e até nas chuvas já foram encontrados resíduos de microplástico.
Ou seja, essa substância que demora a se deteriorar, já passou a fazer parte da alimentação regular de peixes e se espalha cada vez mais ao redor do mundo.
Intoxicados por microplásticos, os animais não só sofrem com a contaminação, como também vão parar nas mesas de pessoas.
E agora voltamos ao ponto: Como fazer do carnaval, a maior festa do Brasil, um evento mais sustentável?
Por sorte, empresas do setor de já começaram a pensar em soluções menos agressivas para a produção de adereços e fantasias.
Conheça o Glitter biodegradável
É possível resolver o problema criando soluções que se desfaçam com mais facilidade, o que não é muito difícil quando o assunto é o plástico.
Já é possível encontrar na internet algumas opções de confetes feitos com folhas de arvore. Mas o glitter biodegradável, ganha destaque.
A matéria prima varia de algas desidratadas a gelatina sem sabor, ambas tingidas com corante alimentar. As cores são vivas, cintilantes e o material adere bem sozinho.
Trituradas as algas ou gelatina coloridas também podem ser facilmente misturadas a maquiagem ou até usadas com cola sobre as fantasias.
O melhor de tudo é que bastam alguns dias em contato com a água, para que essas partículas se deteriorem e, dessa forma, não poluem o ambiente.
Outro ponto positivo que faz do glitter biodegradável uma opção incrível é que ele pode até mesmo ser ingerido sem causar intoxicação. Por isso é ideal também para fantasiar os pequenos.
Uma solução criativa que pode tornar o carnaval mais sustentável, alegre e inofensivo para as gerações futuras.
Gostou da ideia? Eu também, que tal experimentar ?
Bjs
Cris