Castanhas: Um alimento que pode ajudar você a emagrecer com saúde

Castanhas: Elas podem ajudar você a emagrecer com saúde.

Castanhas e sementes são sinônimos de saúde. E nem todo mundo sabe disso, mas existe um jeito certo de consumir nozes e outras oleaginosas.

Só assim é possível aproveitar todos os nutrientes que elas podem oferecer.
É por isso que a primeira dica desse artigo que vai te mostrar formas incríveis de potencializar a sua dieta é: invista na variedade.

Variar é uma estratégia importante, já que cada noz e semente possui seu próprio potencial. Algumas são mais ricas em ômega três, outras possuem mais vitaminas do complexo B.
É por isso que ingerir somente alguns tipos de castanhas não quer dizer necessariamente aproveitar todas as propriedades que elas têm para oferecer.

Variar os tipos de castanha, sementes e oleaginosas consumidas garante a absorção de todas as substâncias e vitaminas, e também evita aquela típica sensação de desgaste.

Afinal, ninguém gosta de comer sempre a mesma coisa e da mesma maneira e enjoar da dieta é o primeiro passo para abandonar os seus projetos de saúde e emagrecimento, então fique atento a sua alimentação e nunca caia na rotina.

Dica rápida: Adquira uma boa variedade de nozes, castanhas, sementes de girassol, gergelim e abóbora, para poder diversificar o seu cardápio o máximo possível.

 

Castanhas: Como escolher?

Na hora de comprar as suas castanhas, preste atenção não comprar as que possuem aspecto embranquecido.

Isso pode significar que as gorduras presentes no alimento já se oxidaram. Outro sinal do comprometimento das castanhas é a perda de resistência, então já sabe, fuja das que parecem amolecidas e pálidas.
Você também precisa evitar as castanhas salgadas ou açucaradas.

Prefira as com cores mais fortes, com textura crocante ou mais rígidas e claro, observe a integridade da embalagem e o prazo de validade.

Dica rápida: Prefira sempre fazer as suas compras em ambientes de maior rotatividade de público, a reposição frequente do estoque quase sempre garante produtos mais frescos.

As vantagens das oleaginosas.

Uma das principais vantagens das castanhas é o aumento na sensação de saciedade.

E em questão de dieta, esse é um poder e tanto, principalmente no início da reeducação alimentar, quando comer em menor quantidade e reduzir a ingestão de açúcar parece ainda mais difícil.
Esse poder todo acontece porque as castanhas são alimentos que contêm muita fibra e isso torna a digestão mais lenta.

Quem realiza atividades físicas também vai gostar de uma outra vantagem da castanha: Ela ajuda a formar massa muscular.

Isso quer dizer mais definição e muito mais resistência.

Um diferencial extra:

O nome “oleaginosas” afasta muita gente, mas na verdade, as castanhas, sementes e outras, não são tão calóricas quanto se poderia pensar.
Esses alimentos são fontes de gorduras boas, e ajudam a regular o colesterol, prevenir doenças como a diabetes e regular o humor.

Mas como consumir castanhas?

O consumo recomendado de oleaginosas é de aproximadamente trinta gramas por dia, cerca de 12 unidades.
Você pode ingerir a sua dose em combinação tanto em pratos como arroz, saladas, barras snack, quanto na granola e até misturadas com as suas frutas.
Mas veja bem, caso esteja pensando em investir em sementes de linhaça, lembre-se que elas são melhores trituradas.

Conheça os diferenciais das castanhas

  • A castanha de caju e a macadâmia promovem mais energia.
  • A castanha do Pará é melhor para ajudar a equilibrar as funções da tireoide.
  • O Pistache e a avelã são ricos em vitaminas do complexo B. Ou seja, são amigos das funções cerebrais e ajudam a prevenir diversas doenças.
  • Quem investe em suplementação de cálcio vai adorar as propriedades da amêndoa e do gergelim.
  • Para mais ômega três, a semente de chia é a ideal.
  • Sementes de abóbora e girassol para quem quer aumentar a imunidade. Elas são ricas em Zinco e Ferro, ou seja, mais saúde e disposição.
  • Amendoim possui alto teor de proteína e é um verdadeiro rei quando assunto é energia.

Valor nutricional:

  • Castanha do Pará unidade. 46,48 kcal
  • Castanha de caju Unidade. 162
  • Gergelim 573 cem gramas.
  • Macadâmia 718 calorias cem gramas.
  • Amendoim 567 calorias

Para garantir a qualidade das suas oleaginosas por alguns dias, faça o armazenamento em geladeira. Saiba também que os potes herméticos são os melhores para garantir frescor e evitar o amolecimento.
E se você quer saber mais sobre saúde, boa forma, dietas e alimentos funcionais, cadastre-se na nossa plataforma para não perder nenhuma notificação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Também Pode Gostar