Como higienizar as máscaras de tecido?
Todos precisam saber como higienizar as máscaras de tecido corretamente.
Afinal, depois das atualizações nas recomendações a respeito do uso de máscara, essa nova dúvida surgiu na cabeça de milhares de brasileiros preocupados.
Isso porque há dezenas de mitos e muita desinformação sobre o assunto. Pra se ter uma ideia, há pessoas que utilizam a mesma máscara de tecido por um período de horas, acreditando estarem protegidas durante todo esse tempo.
Há ainda as pessoas que ajustam a máscara ao rosto repetidas vezes durante o uso, e algumas outras ações que podem comprometer e muito a proteção.
Hoje vamos falar um pouco mais sobre como higienizar as máscaras de tecido corretamente, e também discutir outros cuidados importantes para a segurança de todos.
Como higienizar as máscaras e por quê precisamos delas agora?
Na tarde de ontem o governo brasileiro alinhou algumas orientações com o governo americano.
Em coletiva o ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta anunciou que o uso de máscara por todas as pessoas pode sim ser uma medida inteligente para diminuir a contaminação por coronavirus.
Ainda em seu comunicado o ministro reforçou que as máscaras descartáveis precisam ser entregues em caráter prioritário para os profissionais da saúde.
Isso porque o carregamento de materiais que viria para o país desde a China, acabou sendo comprado pelos Estados Unidos provocando agravamento no fornecimento desses materiais para as equipes de saúde.
Já para a população, as máscaras de tecido podem servir bem, desde que sejam seguidas algumas recomendações e por isso as descartáveis serão oferecidas prioritariamente aos hospitais.
Quer ver um cuidado interessante e do qual pouco se fala?
Por exemplo, você sabia que após fazer a sua máscara de tecido é muito importante lavá-la e passá-la antes mesmo da primeira utilização?
Essa primeira lavagem deve ser feita com sabão neutro.
Outros cuidados com a sua máscara de tecido.
Outro cuidado que se deve ter com a máscara de tecido é evitar manipulá-la com frequência.
Ou seja, ajustar a máscara no rosto enquanto você está em ambiente público.
Afinal, esse tipo de gesto eleva bastante o risco de contaminação do tecido pelas suas mãos.
Por fim quando chegar em casa, higienize as mãos com água e sabão ou álcool gel, antes mesmo de retirar a sua máscara de tecido.
Feito isso, é hora de lavar a sua máscara usando água sanitária, como recomendou ontem o Ministro Luiz Henrique Mandetta. Aliás, o ministro cita que vinte minutos podem ser suficientes para eliminar as impurezas.
Ah em por fim, não se esqueça de que a sua máscara deve ser passada a ferro antes da nova utilização!
Agora é com você! Compartilhe esses cuidados para que mais pessoas se protejam de maneira correta.
Incentive esse cuidado!
E me conta: Você já tem a sua máscara de tecido?
Se sim, me mostra lá pelo Insta! É só usar a tag #todosdemascara! Aliás, me segue também, @crisarcangeli.
Bjs
Cris