Como lançar um produto? O tema da vez na LiveDaCris

como-lançar-um-produto

 

Dúvidas sobre como lançar um produto novo?  

Então saiba que essa semana na Live da Cris eu falei sobre esse assunto, mas quero me aprofundar um pouco mais aqui no blog. Então se você perdeu, não deixe de ler esse artigo e compartilhar com quem está pensando em aplicar uma ideia nova. 

Afinal, como lançar um produto? 

A gente já sabe que lançar um produto é uma ação que precisa de planejamento cuidadoso, e muita pesquisa.  

Isso faz a implementação de um novo produto parecer uma coisa quase impossível, mas na verdade, hoje, com os avanços da tecnologia, a etapa de pesquisar e entender o mercado ficou muito mais fácil e rápida, e dessa forma você pode poupar tempo para outros fases como desenvolvimento e Branding, por exemplo. 

Aliás, o branding também mudou um pouco de forma e ficou mais prático e rápido. 

Calma, vou explicar melhor: 

Os dez passos para o lançamento de produto 

Na Live da Cris eu falei do lançamento de produto dividindo o trabalho em dez passos que eu vou listar a seguir: 

  1. Identificar um nicho no mercado, uma necessidade ou uma dor
  2. Criar o produto ou serviço
  3. Valide a ideia, fazer teste, acertar o preço
  4. Criar branding
  5.  Focar em diferenciais para criar o marketing
  6. Lançar ações promocionais
  7. Criar campanhas digitais
  8. Determinar a venda
  9. Adaptar os ítens 5, 6 e 7 à verba disponível
  10. Criar evento de lançamento

Seguindo esses passos fica muito mais fácil entender como lançar um produto de sucesso. 

Mas, como eu disse, quero me aprofundar mais no assunto e, se você ainda está em dúvida sobre se deve ou não lançar um produto, vou te dar uma ideia: Produto digital. 

Como lançar um produto digital? 

A internet é rápida, aliás, isso acontece porque a internet reúne pessoas e informações do mundo inteiro e o melhor de tudo é que toda essa agilidade pode funcionar a seu favor.

Imagine pode encontrar pessoas de qualquer parte, interessadas em ouvir o que você tem a dizer e o melhor: dispostas a pagar por isso. Pensando dessa forma, investir em lançar um produto digital pode te ajudar a ganhar renda extra ou até potencializar a sua marca agregando mais valor, de um jeito mais fácil e lucrativo do que você imagina. 

Afinal de contas, lançar um produto digital é um trabalho que pode ser feito de modo relativamente rápido e com menos investimento do que seria o necessário no modo físico. E no quesito vendas, pode ser mais fácil e rápido alcançar o consumidor, afinal de contas, hoje as pessoas estão muito mais acostumadas a comprar 

Você pode pensar em produzir: 

  • Vídeos 
  • Cursos 
  • Podcasts 
  • Livros (e-books) 

E não tem problema se você nunca fez esse tipo de coisa antes, na verdade, o mercado digital é amplo e inclui diferentes públicos, o importante é que você produza conteúdo de valor para uma audiência interessada no que você tem a dizer. 

Como encontrar o meu público? 

É muito importante conhecer o seu público para lançar o seu produto e obter sucesso desde o início. 

E pra isso, pode ser interessante você abordar temas que conhece bem ou que esteja disposto a conhecer e se aprofundar. 

Afinal de contas, quando você acredita no que faz consegue agregar um valor inestimável ao conteúdo que produz e, acredite, o seu público sente a diferença. 

Outra vantagem em fazer o que se ama é que você conhece muito sobre as dores desse público, já que compartilha de algumas delas. 

Então explore temas nos quais você já atua e domina, assim fica mais fácil propor soluções práticas e que resolvem de verdade o problema da sua audiência.  

Faça sua lista. 

Conquistando pessoas com conteúdo de qualidade, você terá pouco a pouco construído uma lista de pessoas interessadas no que você tem para dizer. 

 Isso quer dizer que quando houver alguma novidade sobre os seus produtos, como promoções, atualizações e sorteios, a sua lista de seguidores poderá ser comunicada e assim representar algumas das suas primeiras vendas. 

E não se esqueça de alimentar sua lista com iscas digitais como e-books grátis ou descontos especiais. 

 Como lançar um produto usando isca digital? 

A isca digital nada mais é do que uma demonstração da sua autoridade sobre o assunto, com ela você consegue transmitir uma prévia do seu curso, livro ou outro produto. 

O melhor de tudo é que a isca digital pode funcionar muito bem como uma amostra grátis. Além do mais é assim que você vai poder conquistar o seu cliente e transmitir a ele a sensação de estar diante de um produtor de conteúdo de qualidade. 

Então como lançar um produto usando esse recurso? Bem, é bastante simples. Basta criar iscas que falem á necessidade do seu público e que despertem, ao longo do seu conteúdo, a necessidade de adquirir o seu produto, mas veja bem, é importante fazer isso de modo sutil.

Exagerar e acabar entregando uma isca digital que, na verdade não passa de um panfleto de vendas, pode ser visto como pouco eficiente, pelo seu público e assim evitar

A big Idea 

O que chamamos de big idea, ou Grande Ideia, é nada mais do que o diferencial do seu produto, aquilo que faz dele um grande achado. 

Afinal de contas, por que o seu cliente deve comprar o seu e-book ou o seu curso, e não o do concorrente? 

Bem, a grande ideia é a inovação que o seu produto traz para o segmento, uma mensagem que fale as necessidades emocionais ou financeiras do seu público. Talvez até uma fórmula que represente uma solução única para um problema que, até agora, seu cliente tinha como resolver sozinho. 

Para entender qual é a big Idea por traz do seu produto, liste os benefícios que ele trará para quem o adquirir. Em seguida, sob cada um desses diferenciais, estabeleça subgrupos, até encontrar algo que seja realmente inovador.

Caso tenha dificuldades em ver a grande ideia por trás do seu produto, repense algumas das características.  O aprimoramento é parte essencial do sucesso de qualquer empreendedor. 

E se você quer mais dicas e ideias sobre como lançar um produto ou entrar no mercado digital com o pé direito, me siga nas redes sociais e acompanhe as novas lives que eu ainda vou fazer lá no insta e também no linkedin.

É toda segunda feira! Fique ligado! 

Bjs

Cris.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Também Pode Gostar