Cris Arcangeli: Carta para a mulher de negócios.
Olá, eu sou a Cris Arcangeli, ou como costumo dizer, a dentista que virou shampoo, escreveu um livro e foi parar na televisão. E se tem uma coisa que eu gosto de lembrar é do quanto o início da minha história tem importância na minha vida e volta na minha memória cada vez que me deparo com um desafio.
Por isso, tem uma coisinha que eu gostaria de te dizer:
Eu, Cris Arcangeli, entendo.
Eu entendo o amontoado de ítens na sua lista de “coisas por fazer”.
E entendo quando chega o fim do dia e você está exausta e sem vontade de visualizar aquela última mensagem, mas mesmo assim faz um esforço enorme pra responder que vai cuidar disso e que “amanhã cedo o problema estará resolvido”.
Eu entendo quando você para por alguns segundos diante do espelho, se olha nos olhos e pensa: “O que que eu tô fazendo?”
Eu entendo quando você fala coisas num tom de voz muito mais firme do que pretendia, por estar exausta de repetir tantas vezes a mesma coisa.
E eu entendo também, quando, no fim da tarde, a sensação que dá é de que você só fez 20% do que pretendia fazer naquele dia.
Tudo isso eu sei, porque é essa a vida da mulher de negócios, a nossa rotina pressiona e nós nos pressionamos ainda mais.
Mas assim como eu te entendo, quero que você também me entenda, porque o melhor de tudo é que estamos no mesmo barco e eu tenho uma coisa muito importante pra te contar:
“Você não precisa carregar tudo sozinha todos os dias”
Afinal de contas, algumas coisas não dependem de você e outras não deveriam ir pra sua conta mental dos “pequenos fracassos diários”.
Amanhã, com uma cabeça mais fresca e um olhar descansado, você vai ver a situação sob uma ótica diferente, e pode até ser melhor pensar um pouco mais no assunto antes de “resolver”.
Você também precisa se lembrar que que não existe uma “cartilha do viver”.
Acredite: Ninguém que está no mundo tem plena certeza do que está fazendo. Afinal de contas, a vida não necessariamente uma receita de bolo.
Já pensou nisso? Então pense por um instante. Imagine que talvez ninguém esteja 100% certo do que está realizando.
Não é só você. Mesmo as pessoas mais decididas têm dúvidas as vezes. Mesmo aqueles que parecem mais certos sobre o que estão fazendo, as vezes param diante do espelho e se perguntam “O que que eu estou fazendo?”
É natural, todas nós temos dúvidas, e você é mais uma pessoa buscando realizar o seu sonho, então tenha CALMA!
Lá fora, existem centenas de milhares de olhares que desconhecem o seu coração e não sabem dos seus motivos, da sua história… Deixe os julgamentos para eles. Deixe a culpa para eles.
Dentro de você, seja a pessoa que te conforta.
Quando pensar nos seus esforços, lembre-se de que, ás vezes, é importante guardar alguns segundos pra se orgulhar de você.
Repassar mentalmente aquela listinha dos desafios que você venceu hoje. Eles estavam lá, e você passou por cada um deles, e deu andamento ao seu sonho mais uma vez. Um passinho de cada vez.
Afinal de contas, a pressão existe fora, mas dentro de nós, deve haver um lugar para descanso, deve haver paz.
Bjs