Megatendências mundiais 2030: Mercados emergentes. 

Megatendências Mundiais 2030

 

Megatendências Mundiais 2030 foi o assunto da semana lá no meu instagram. 

A premissa da ideia é a seguinte: E se você soubesse de todos os fatores influenciadores de mercado nos próximos 10 anos? 

 Aposto que, se tivesse esse poder você aproveitaria as oportunidades da melhor maneira possível, certo? 

Acontece que, na verdade, o IPEA tem um relatório muito interessante que te dá exatamente esse poder. 

Duvida? 

Pois veja bem, de acordo com o Livro Megatendências 2030, no Brasil a disputa por recursos como energia elétrica estará acirrada e assuntos relacionados ao abastecimento de comida ganharão cada vez mais força. 

Isso, para as empresas desses respectivos setores, bem como para os interessados em ingressar nesses segmentos, pode ser uma oportunidade incrível! 

Megatendências 2030, quer saber mais detalhes? 

Então fique atento ao meu conteúdo essa semana. Aliás, amanhã discutiremos mais sobre lá no linkedin, eu vou falar mais sobre o que são as megatendências e como elas podem influenciar até mesmo os pequenos negócios. 

Mas antes de qualquer coisa, eu preciso lembrar que, uma das tendências mais importantes é a entrada de grandes potências como a Índia e a China nas decisões de comando do mercado. 

Afinal, com a entrada desses países, nós nos depararemos com demandas bastante diferentes das que estávamos acostumados.  

Vão ser levados à pauta assuntos como:  

  • As questões energéticas  
  • Assuntos sobre o uso de recursos hídricos. 
  • Temas relacionados as melhorias dos serviços de internet  
  • Alcance mais eficiente dos sistemas de saúde. 
  • Abastecimento e recursos para todos. 

Isso acontece porque os novos mercados valorizam muito mais as políticas de sustentabilidade e inclusão social, de modo que até mesmo as inovações tecnológicas que vêm dessas economias, estarão intrinsecamente ligadas as causas sociais. 

E isso quer dizer que, cada vez mais veremos pessoas interessadas em discutir e valorizar o assunto. 

A pressão social na Europa. 

O aumento da escolaridade em países da Europa também levará a valorização das problemáticas de igualdade, e cada vez mais a sociedade pressionará os governos com questões que visem o avanço dos seus respectivos países. 

Tudo isso, é claro, vai exigir também novas leis, novos protocolos ambientais e o mais importante: soluções cada vez mais eficientes. 

Essa conscientização é maravilhosa, e o melhor de tudo: evolutiva, mas resta entender, como se adequar a esse movimento para estar em igualdade com um mercado no qual as pessoas estarão questionando mais? 

É importante lembrar que a gestão estratégica com base nas tendências é muito mais do que simplesmente acompanhar o movimento de crescimento de um determinado nicho. 

E vale a pena estudar as mudanças, começar a entender de fato de onde elas vêm e quais as formas de atender a essas novas demandas. 

Pra isso, as pequenas, médias e grandes empresas deverão, cada vez mais, se preocupar em oferecer soluções, ao invés de somente produtos. 

E é como eu sempre digo:, quanto mais importante o problema que a sua empresa soluciona, melhores serão as chances de sucesso do seu negócio. 

Uma vez que os seus serviços ou produtos são vitais para determinados públicos. 

Megatendências Mundiais 2030 é um livro lançado pelo IPEA, feito com base em uma pesquisa detalhada e séria, com a assinatura da organizadora Elaine Coutinho Marcial. 

E o livro está disponível gratuitamente no site da plataforma para que você possa baixar, ler e compartilhar com outros empreendedores. 

Mas agora eu quero saber de você: Quais problemas você e sua empresa poderão resolver no futuro?  E se você quer saber mais, me segue no insta! @crisarcangeli.

E por fim, comente aqui a sua história e inspire outros com a sua iniciativa! 

Bjs 

Cris. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Também Pode Gostar