Networking empreendedor: O poder das relações

Antes de qualquer coisa: Você sabe o que é Networking? 

Networking é a expressão que define a capacidade de estabelecer relações produtivas com alguém. 

Através dessas relações, a troca de ideias e conteúdo proporciona crescimento para ambos os lados e assim as partes podem contar com o conhecimento uma da outra para superar desafios e iniciar novos projetos. 

 

Como o Networking ajuda o empreendedor? 

Através do networking fica mais fácil realizar parcerias que te ajudam a cortar custos, conquistar novas oportunidades e até conseguir apoio para realizar serviços por um custo mais baixo. 

Promovendo a troca de serviços, o networking é essencial para quem está precisando realizar serviços que podem ser mais caros do que o seu caixa é capaz de sustentar. 

Um exemplo prático? Então vamos lá: 

Que tal oferecer um espacinho no estoque, para aquele parceiro que te oferece em troca um espacinho no estacionamento? 

Relações produtivas na prática

Na vida prática, as relações produtivas podem acontecer em qualquer lugar.  

No ambiente corporativo, em eventos, feiras ou almoços de negócios, mas, a verdade é que nem todo mundo tem tempo de sair e se relacionar com pessoas.  

Afinal, não basta apenas socializar. Network é socializar com as pessoas certas, as que realmente podem oferecer parcerias produtivas. 

E isso não necessariamente significa amizade por interesse. 

Afinal,  todos saem ganhando e assim, a relação de amizade pode trazer benefícios para ambos os lados. 

 

É por isso que as redes sociais fazem tanto sucesso?  

Pois é, por incrível que pareça, é no ambiente virtual que se torna mais fácil estar perto de gente interessante. 

 No Instagram, Facebook e Twitter é bem mais simples entrar em contato com pessoas que se admira e que podem agregar a sua experiência pessoal ou profissional. 

Mas de certa forma, esse contato ainda é frio e distante. Isso porque através dos monitores dos celulares, nem sempre é possível receber informações com a profundidade necessária. 

E sendo assim, não dá pra fugir, o bom networking deve ser feito olhando no olho. 

E em plena era da informação dá pra ficar mais perto das pessoas? 

Imagine ter na sua rede de contatos pessoas que fazem diferença no seu nicho.  

Ali, na sua linha do tempo essas pessoas divulgam conteúdo em áudio e vídeo, mas como já conversamos, isso não é a mesma coisa, afinal, os vídeos são feitos para multidões e não só para você. 

Agora imagine se fossem. 

Imagine se você pudesse fazer uma pergunta para o seu youtuber favorito e que ele respondesse ao seu questionamento usando para isso seu próprio conhecimento no assunto. 

Um vídeo feito exclusivamente para responder as suas dúvidas teria o poder de networking capaz de ajudar você a ver as situações da sua rotina sob uma nova perspectiva. 

Como as redes sociais tentam driblar a distância. 

A função “melhores amigos” foi criada justamente numa tentativa de promover ainda mais a aproximação das pessoas. 

Ela é uma atualização do Instagram, que proporciona ao público um contato mais próximo com digital influencers, artistas, amigos e assim, obter dessas pessoas conteúdos feitos para uma verdadeira lista vip. 

No Instagram essa lista exclusiva fica disponível na parte superior da interface, mais precisamente nos três “tracinhos” suspensos na barra de título. 

E funciona mesmo.  

A minha tem servido de plataforma para conversas muito mais interessantes e produtivas, coisas que eu não tinha tempo de fazer através da rede aberta. 

 

A verdade é que para agregar experiências positivas no seu relacionamento com as pessoas é preciso lembrar de que não apenas os seus, mas os interesses dessas pessoas também são muito importantes. 

Então já sabe: Quando se relacionar com pessoas em ambiente corporativo, não apenas absorva conhecimento como também ofereça algo em troca. 

Socializar é troca, e sempre vale a pena aprender com as vivências alheias. 

Ah, e se você quiser saber mais sobre a minha rede de melhores amigos, acesse esse link e leia tudo sobre como funciona e porque eu decidi fundar essa plataforma que estou chamando carinhosamente de “Escola de Tubarões”. 

Eu tenho certeza que você também pode aprender com as minhas vivências e eu com as suas. Afinal, é lá que eu vou poder ouvir as suas histórias. 

Quer me contar? Então acesse e saiba mais. 

Bjs 

Cris 

REDES SOCIAIS

×
×

Carrinho

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.