Todos de Máscara! Nova estratégia de proteção.

todos-de-mascara

Todos de máscara é a nova recomendação tanto do governo americano, quanto do brasileiro. Quer entender melhor?

Eu te explico. 

Em recente entrevista á Science o diretor Geral de Controle e Prevenção de Doenças da China, George Gao alertou que o uso de máscara pode fazer a diferença e deve ser usado não somente por pacientes que testaram positivo para o coronavírus. 

A declaração contrariava as alegações da OMS, ainda assim, mereciam atenção, afinal de contas, com todos de máscara é possível evitar que pacientes não sintomáticos propaguem o vírus por aí. 

Vamos entender melhor? 

Todos de máscara! Mas qual? 

 Com mais vedação e menos porosidade, as máscaras N95 são as mais recomendadas para a proteção contra o coronavírus 

Mas fala sério, usar a máscara ao sair de casa, mesmo as máscaras comuns, como as da imagem aumentam a proteção e também a sensação de segurança, não é mesmo? 

Sim, e esses dois efeitos do uso da máscara merecem atenção. 

 Afinal de contas, a OMS recomenda que, as pessoas que estejam sentindo os sintomas característicos da doença, como febre e tosse fiquem em casa.  

Mas caso seja necessário transitar nesse período, se proteger com o uso de máscaras é essencial para evitar a transmissão do vírus. 

E nesse caso, qualquer máscara é sim, melhor do que nenhuma. 

Então tanto faz o modelo? 

Calma!  

Hoje já se sabe que, boa parte das pessoas contaminadas com o covid-19 podem estar experimentando um quadro assintomático e, portanto, representar um potencial contaminador de terceiros.  

Em outras palavras, isso quer dizer que, por causa na ausência de sintomas, a pessoa que está contaminada pode se locomover mais e assim, acabar por espalhar a doença a uma quantidade ainda maior de pessoas! 

Pensando nisso, é interessante adotarmos medidas que nos protejam e também aos outros e nesse quesito, a OMS alerta que mesmo o uso das máscaras comuns, pode ajudar a reduzir a transmissão do covid19. 

 Ou seja, para pessoas assintomáticas, que precisem sair apesar da quarentena, as máscaras podem SIM ser úteis por algum tempo. 

 Por isso, elas podem ser uma forma interessante de diminuir os índices de contaminação, caso você tenha que sair de casa. 

Todos de máscara e lavando as mãos! 

Mas usar máscara não protege de tudo. 

Esse é outro cuidado que merece discussão. Afinal de contas, com o uso da máscara as pessoas acabam se sentindo mais protegidas, e podem acabar ficando desatentas quanto a outras medidas. 

 O que é um erro. 

Afinal de contas, mesmo o uso da máscara de tecido comum não garante total proteção. 

Estima-se que após algumas horas, a umidade causada pela fala e respiração, pode comprometer a máscara. 

É por isso que elas devem ser trocadas com frequência e, é claro, não pode ser o único recurso de segurança.  

  • Lave as mãos constante,  
  • Use o álcool em gel quando não for possível lavar as mãos. 
  • Mantenha distancia de um metro das pessoas quando estiver em local público; 
  •  Mas acima de tudo, evite sair de casa.  

Por que todos devem usar máscara? 

Elas evitam que se faça o contato com a boca, e ainda reduzem a chance de contaminação de terceiros em caso de espirro ou tosse. 

As máscaras são nossas maiores aliadas no momento, e incentivar que todas as pessoas usem máscara pode, de fato salvar vidas! 

Pesquisadores Chineses alertam que esse hábito da população foi um dos principais fatores que ajudaram na contenção dos índices de propagação do vírus por lá, então aqui no ocidente, o uso de máscara deveria estar sendo adotado pela população em larga escala. 

Vamos começar a partir de agora? 

Compartilhe! #todosdemáscara! 

 E se você quer receber mais informação e ficar por dentro dos assuntos que importam para a sua saúde e a da sua empresa, me siga nas redes sociais @crisarcangeli. 

Bjs 

Cris 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Também Pode Gostar