Ultra conveniência, a tendência que pode impactar o seu negócio

A ultra conveniência é uma tendência que começou no digital, mas já se espalhou e vem mudando a forma como as pessoas se relacionam em espaços do mundo físico. 

A ideia é: Mais praticidade, mais rápido e melhor. 

Parece confuso? Bom, vou explicar de um jeito mais prático: Imagine que você passou 10 minutos numa fila. 

Acho que só de imaginar isso talvez você já tenha revirado os olhos, mas a verdade é que, em comparação com o tempo que estávamos acostumados a esperar por atendimento em caixas de supermercado, restaurantes e outros estabelecimentos há uns anos atrás, os dez minutos de hoje nem representam tanto tempo assim. 

Então por que você fica tão impaciente com apenas 10 ou quinze minutos de espera? 

Ultra conveniência: Mais e melhor! 

Acontece que hoje, com aplicativos e smartphones de última geração que entregam tudo o que precisamos, estamos cada vez mais acostumados a acessar qualquer coisa quase ao mesmo tempo em que pensamos nelas! 

Por exemplo: Se alguém está preocupado com a previsão do tempo basta pesquisar qualquer portal de notícias ou acionar a Siri. 

 Vai planejar uma viagem em alguns dias? Pesquisar hospedagem, passagens e até o câmbio pode ser feito com apenas alguns toques! 

E se você nunca ouviu falar do GoFit prepare-se. Aí vem um aplicativo que leva GASOLINA até você! Pois é, eu sei, também fiquei surpresa.

Toda essa facilidade pode ter roubado de nós um pouco da nossa tolerância às filas e a capacidade de esperar, mas até que ponto isso é ruim? 

Você livre para o que importa.  

Agora voltaremos no tempo pelo exemplo das filas que eu citei lá em cima: 

“É 2011 e você está há meia hora em pé, esperando a sua vez para pagar as compras!” 

Terrível, não é? Bom, eu acho.
Ainda bem que voltamos para 2019 onde você já teria pago suas compras com um QRcode, e poderia estar num Uber a caminho de casa, para se encontrar com que você ama. Ou quem sabe fazer um home office. 

Pois é, se não perdemos mais tempo esperando para pagar as compras, agora sobram momentos para cuidar de outras coisas. 

Em outras palavras, a ultra conveniência nos entrega tudo o que importa. 

Nós compramos online enquanto criamos algo novo. Investimos em ações enquanto vemos vídeos no youtube, aprendemos algo no mesmo segundo em que lemos a mensagem de um amigo ou compartilhamos humor, notícias ou conhecimentos nas nossas plataformas sociais. 

Mas o que isso significa para o mercado? 

Uma pesquisa recente da IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) mostrou que, cada vez mais as pessoas estão se dedicando aos conteúdos digitais e comprando produtos ou contratando serviços através da internet. 

A mesma pesquisa ainda revelou que os livros digitais, mais fáceis de acessar estão em alta, mas mesmo os físicos, quando são comprados, saem direto dos e-commerces! 

Para o mercado, o avanço do acesso à internet representa muito mais uma oportunidade do que a crise que alguns poderiam imaginar. 

Afinal, se adequando às tendências da ultra conveniência é possível evitar gastos típicos das lojas físicas e ainda deixar de perder vendas por causa de questões como estacionamento e excesso de filas. 

Melhor pro trânsito, melhor para o mercado e além disso, melhor para os seus ganhos! 

Personalizar é vender mais! 

A ultra conveniência ainda trouxe mais uma novidade, o tal “quero do meu jeito”. 

 A personalização de serviços tenderá a crescer. Em contraponto a tolerância com os conteúdos, produtos ou mensagens distribuídas a granel será cada vez menor. 

Então seja próximo, fale através vídeos, podcasts ou do whatsapp. 

Aliás, nesse cenário ganha quem entender melhor os interesses do público e oferecer soluções ideais e mais práticas. 

Portanto se você quer saber mais sobre as novidades do mundo dos negócios, da tecnologia e das inovações, me siga no insta @crisarcangeli. 

Bjs 

Cris.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Também Pode Gostar